terça-feira, 29 de setembro de 2009

Caramuru - A Invenção do Brasil

Caramuru - A Invenção do Brasil - 2001

Livre e alienante adaptação do diretor Guel Arraes (Armação Ilimitada e O Auto da Compadecida) sobre a história do romance de Diego Álvares "Caramuru" e a índia Paraguaçu. Nonsense marcante de Selton Mello (Caramuru), Camila Pitanga (Paraguaçu), Deborah Secco (Moema, irmã de Paraguaçu) e grande elenco. Não dá nem tempo de ir ao banheiro de tão rápida é a metralhadora dos diálogos. Uma aula de cinema e de história do Brasil varonil.

Dicas de Porto Seguro: se voce é jovem, vá à Porto Seguro durante o mes de outubro, quando todas as escolas desse país enviam os alunos formandos do Ensino Médio. A cidade fica uma balbúrdia, falta luz no final da tarde e ninguém consegue dormir nos hotéis. Se voce é um ser normal e quer lembrar de Porto com carinho, evite essa época e curta os passeios por uma das regiões mais bonitas do país. Ao norte, Santa Cruz de Cabrália merece uma visita (suba no mirante para tirar fotos) e arrisque a travessia de balsa e com o buggy ou carro alugado vá até Belmonte, um paraíso esquecido no final dessa estrada. Ao sul, temos Arraial d´Ajuda e Trancoso, que além de seus quadrados, possui uma infinidade de lojinhas, pousadas charmosas e restaurantes recomendados. Evite a praia de Mucugê: as barracas enfeiaram o lugar e a comida está abaixo do nível. Prefira as falésias coloridas da maravilhosa praia de Taípe. A tradicional feirinha de artesanato no centro da cidade de Porto Seguro ainda é atração noturna antes dos embalos das barracas Tôa-Tôa e Axé-Moi. O restaurante Recanto do Sossego, na praia de Mutá, é dica de tranquilidade, praia limpa e comida sensacional. Peça o prato grelhados que traz lula, badejo e lagosta, em fartura e por menos de R$ 80,00 (preço de junho/2009). Troque o refri pela água de côco. O seu corpo agradecerá.

Um comentário:

  1. Poxa.. Legal a idéia de misturar viagem com cinema.. Querendo ou não são muitos os filmes que são filmados em cenários paradisíacos e que acabam incentivando o turista a conhecer o lugar..
    Quando quiser, fica a convite para visitar meu blog de viagens também..
    Abraço..
    Thiago

    ResponderExcluir