segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Anjos e Demônios

Angels & Demons - 2009

Ron Howard aprendeu com o filme passado e cortou o cabelo de Tom Hanks para fazer desse best seller de Dan Brown, um filme mais coeso e interessante. Hanks é novamente o professor de Harvard, Robert Langdon, atrás das pistas de uma confraria denominada Illuminatti, que desde a época de Galileu, conflita com a Igreja Católica nos quesitos fé e ciência. No livro, a personagem Vitória é mais ágil e sexy que a do filme, mas as cenas em Roma e a corrida contra o tempo para evitar os assassinatos dos cardeais preferidos para a eleição do novo papa, prendem a atenção necessária.

Dicas de Boston: a universidade de Harvard aparece em uma cena áerea muito rápida e a cidade de Boston é quase desprezada em termos de turismo nos Estados Unidos. A região de New England é belíssima e deve ser conhecida by car. Destaque para Cape Cod (com suas padarias portuguesas e casais gays andando livremente de mãos dadas pela simpática cidadezinha), Plymouth (o local onde chegou o Mayflower, a primeira nau de peregrinos da Inglaterra), Rockport (cidadezinha ao norte de Boston que é uma graça, com lojinhas diversas), o estado de Vermont (e suas coverbridges, pontes cobertas de madeira vermelha e o imperdível mudar de cores das folhas no folliage do final de setembro a novembro) e o estado de Maine (terra da lagosta; pare em um restaurante da via costeira e peça o Twin Lobster, com duas lagostas inteiras, milho cozido e haja avental para comer a deliciosa iguaria). Em Boston, passear pelo Charles River, conhecer além de Harvard, o MIT (Massachussets Institute of Technology), o parque Boston Common (vários shows gratuitos ao longo do ano), Boylston Street e a encantadora Newbury Street, com suas lojas e restaurantes. Não deixe de tomar Clam Chowder no restaurante Union Oyster House, o restaurante mais antigo dos Estados Unidos (na 41 da Union Street).

Dicas de Roma: além do Vaticano e sua tradicional visita à Praça de São Pedro e Capela Sistina, o trajeto feito pelo personagem Langdon no filme é interessante: visitar as obras de arte do escultor Bernini, espalhadas por Roma. Um dos locais explorados pelo filme é o Pantheon, templo pagão consagrado como igreja católica a partir do séc. VII. O interior da sua abóboda é impressionante e já foi matéria do Discovery Channel. E se o assunto são as obras de Bernini, favor dar um pulo no Museu e Galleria Borgeshe, onde reina Davi, uma das obras primas do escultor. As fontes de Roma são sobremesas para o caminhar pela cidade. Não perca Fontana dei Quattro Fiumi e Fontana di Trevi, onde a exuberante Anita Ekberg dá um show particular a Marcelo Mastroianni no filme A Doce Vida.

Dica de Viagem: pegar o carro, muitas vezes, dá um certo trabalho para o turista acostumado com guia, onibus e facilidades. Conhecer a região da Nova Inglaterra de carro, é o que há. Cada ponto merece ser visto, fotografado, dentro do tempo estipulado pela sua vontade. E as vezes, dá vontade de não fazer nada, sentar numa duna para ver o sol se por. A liberdade de ir-e-vir nos principais pontos turísticos dessa região ou de outra qualquer do planeta, vale mais a pena do que ir em pontos pré-determinados pela agência de turismo. Mas é uma questão de gosto... p.s. a dica do carro serve para a Nova Inglaterra, mas não serve para Roma, que possui um transito terrivel de deixar qualquer turista impaciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário