domingo, 15 de novembro de 2009

Across the Universe

Across the Universe - 2007

O nome do protagonista é Jude e o da mocinha é Lucy. Lembra algum música ? Na verdade, são mais de 30 ao longo do filme, todas dos Beatles. Essa pequena obra prima passou despercebida pelas salas de cinema do Brasil e é de uma beleza estonteante, seja visual ou auditiva. Mérito da direção de Julie Taymor que tece as melodias entre personagens que lembram Janis Joplin, Jimmy Hendrix, citações às passeatas estudantis, morte de Martin Luther King, guerra do Vietnã e participação especial de Joe Cocker (dando aquela tremidinha de mão peculiar), Bono (do U2) e Salma Hayek (uma não, várias Salmas) como uma enfermeira sexy. Os arranjos e momentos do filme de Something, With a little help from my friends, All you need is love, Let it be e, lógico, Hey Jude, são sensacionais. Não dá para resistir às canções de John, Paul, George e Ringo.

Dica de Liverpool: é a quinta maior cidade inglesa. Ok. Tem um porto representativo economicamente. Ok. Tem time de futebol que disputa títulos e Copa dos Campeões com o mesmo nome da cidade (além do time mediano do Everton). Ok. Isso tudo interessa ? Pode até ser, mas na verdade, Liverpool é a cidade dos Beatles e basta. Não deixe de passar pelo Cavern Club, onde tudo começou. O local original aparece no início do filme, quando Jude ainda reside na Inglaterra, já pensando em trabalhar na marinha para ir aos Estados Unidos, com a missão de... não vou contar. Assista ao filme e delicie-se.

Um comentário:

  1. Muito bom esse filme. Para quem gosta de Beatles, é fantástico. Além das músicas que tem versões excelentes, com destaque para Let it Be em versão gospel - de arrepiar, e dos nomes dos protagonistas tem ainda os personagens Sadie, Prudence, Jo-Jo, Dr. Robert e Maxwell, todos da discografia dos Beatles.
    Ao longo do filme eu também percebi referências indiretas a outras músicas como When I'm 64 e She Came in Through The Bathroom Window. Aposto que tem outras.
    Obrigado pela dica, valeu a pena!

    ResponderExcluir