quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Festa de Babette


Francesa vai morar em pequena cidade litorânea dinamarquesa e através de banquetes que oferece aos moradores, vai mudando a postura de cada um. O filme mostra que o prazer pode existir sem culpa e que o céu pode ser acessado sem precisar da morte propriamente dita. Rubem Alves faz uma releitura excelente do filme. Os moradores inicialmente acham-na uma feiticeira. Só que do amor, da compaixão. Imperdível.

Dicas da Dinamarca: no início da década de 70, alguns hippies tomaram bases militares abandonadas nas proximidades da capital Copenhagen e fundaram a cidade livre de Christiania, sem leis, sem autoridades, autogestionada pelos moradores. Vale a pena conhecer a utopia do mundo moderno. Mas a capital dinamarquesa é famosa pelo Parque Tivoli (dá para passar o dia inteiro lá ou mais que um, caso queira), a estátua da Pequena Sereia, o Palacio de Amalienborg (pálácio real de inverno e onde tem a troca da guarda), passeio de barco pelos canais da cidade, o Castelo Kronborg (fica em Elsinore) e a imperdível rua Stroget, com suas lojas e restaurantes. É conhecida como a mais longa rua para pedestres do mundo.

Dicas de Viagem: slow food é uma expressão utilizada principalmente no século XXI para as pessoas, restaurantes e até cidades que adotam a atitude de que a refeição tem que ser saboreada, curtida, sem pressa. É justamente a oposição aos fast-foods inventados pelos norte-americanos e globalizados pelo novo capitalismo. Por isso, durante a sua viagem, sente para comer, observe as pessoas, olhe para o rio, faça um pic-nic embaixo da Torre Eiffel. A vida tem que ser apreciada slowly. Imagina o momento da refeição ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário