quarta-feira, 4 de maio de 2011

A Arca Russa


Russkij Kovcheg - 2002



Voce gosta de filmes de ação ? Com atores norte-americanos ? Loiras platinadas e barriguinhas de tanquinho saindo do mar ? Então não assista a essa obra prima do diretor russo Aleksandr Sokurov filmada em uma tomada só (isso mesmo, sem corte algum - dizem que ele conseguiu na 3ª tentativa) dentro do esplendoroso museu Hermitage em São Petersburgo. É uma mistura de história do museu com história russa. Pena que não fomos educados com conhecimento dessa história européia para aproveitar melhor o filme. Um show de direção e elenco, com mais de 2000 figurantes, música ao vivo e figurino impecável.


Dicas da Rússia: dizer que a Rússia tem apenas Moscou como atrativo turístico é desprezar São Petersburgo, que como já havíamos visto no filme... tem atrações de sobra. Mas o deslumbramento do filme é o lento passeio pelas 36 salas do Museu Hermitage com destaque ao mármore azul das mesas, aos candelabros dos salões de baile, as escadarias e o meu predileto: o quadro "A Volta do Filho Pródigo" de Rembrandt. Vale a pena pegar o avião e ir direto para o Hermitage.

Dicas de Viagem: se voce estiver viajando em grupo e ao entrar em qualquer museu do mundo, um dos acompanhantes virar para voce e perguntar onde fica a "lojinha", finja que vá ao banheiro e abandone-o naquele momento. Visitar museu é para quem gosta e aprecia obra de arte. Deu vontade de sentar no chão e ficar olhando a obra prima, faça sem cerimônia. As obras estão lá para isso. Depois quando encontrar com o ávido consumidor de bigigangas, ainda na lojinha, diga que se perdeu e ponto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário