terça-feira, 28 de julho de 2009

Um Bom Ano

A good Year - 2006

O diretor Ridley Scott (Blade Runner - O Caçador de Andróides, O Gladiador, entre outros) consegue amolecer Russel Crowe, implacável investidor londrino, ao sabor das vinícolas da região de Provence, na França, e do amor adormecido pela personagem de Marion Cotillard (merecido Oscar pelo sensível Piaf).


Ele recebe inesperadamente de herança um chateau do tio francês (atuação impecável de Albert Finney) que não o via desde a juventude. Enquanto caminha pela propriedade abandonada vai relembrando os grandes momentos filosóficos com o tio. Tipo de filme que faz a gente (re)pensar nas coisas que fazemos diariamente.

A cena no aeroporto de Paris quando ele depara com o carro que sua eficiente secretária reservou na locadora e ele dirigindo escutando o gps na língua nativa é imperdível.


Sugestão: assista ao filme bem acompanhado e de uma taça de vinho tinto. Se não tiver francês para combinar com os locais mostrados, pode ser chileno, português, brasileiro, australiano...



Dica da França: caso consiga uma semana para passear de carro pelo interior da França, vá nos meses de setembro ou outubro para que possa participar de uma colheita de uvas em muitas das vinícolas de Bordeaux, Beaujolais, Vale do Loire ou Provence. Dê preferencia para alugar um casa nessas regiões ou mesmo um quarto nos simpáticos Bed&Breakfast


Dica de Viagem: ir de carro para o aeroporto pode ser solução ou complicação. O preço do estacionamento dos aeroportos é relativamente alto mas já existem empresas que praticam o Voe/Estacione (por exemplo FlyPark, Airport Park) com uma característica essencial: operam 24 horas. É a maneira mais prática e barata. Alguns hotéis próximos ao aeroporto praticam essa modalidade mas como não é a especialidade deles, cuidado com horários de embarque e desembarque do seu vôo pois a maioria não opera com 24h e dependemos muitas vezes do bom humor do motorista ou do recepcionista. Já soube de família que perdeu vôo ou traslado de volta aeroporto/hotel tendo que pagar do bolso o táxi, sem direito à reembolso... Portanto, muito cuidado e opte por empresas que estão se especializando em tomar conta do seu carro com carinho.

2 comentários:

  1. Olá Paulo! Fiquei muito curioso pra ver esse filme logo que o vi entrar em cartaz e, especialmente, depois de assistir à arrasadora atuação da Marion em Piaf. Adoro o Russel, o Ridley e virei fã dela (também sou fã recente de Albert Finney, assista Erin Brockovich e Peixe Grande, dois filme em que ele arrasa). Esse Um Bom Ano passou meio despercebido por público e crítica mas parece ter paisagens encantadoras e iluminadas. Na mesma linha há o ótimo Sideways - Entre Umas e Outras á assistiu? Eles fazem um passeio pela região vinícola do sul da Califórnia parando em várias cidades e provando diferentes tipos de vinhos. Tem paisagens belíssimas, um texto excelente, atores ótimos (Thomas Hadden Church indicado ao Oscar e o excepcional Paul Giamatti), além de ter vencido o Oscar de melhor roteiro original. Vale a pena conferir!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Valeram as dicas e com certeza em breve as sugestões estarão por aqui. Um grande abraço.

    ResponderExcluir