segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Antes do Amanhecer

Before Sunrise - 1995

Jesse, um jovem americano (Ethan Hawke) conhece Celine, uma estudante francesa (Julie Delpy) durante uma viagem de trem para Viena. O destino faz com que ele a convença a desembarcar e passam a caminhar durante toda a madrugada e pelos personagens da capital austríaca, até o início da manhã seguinte quando ela precisa continuar a viagem de trem para Paris e ele pretende pegar o avião para os EUA. Existem juras de amor ? A cena na loja de discos é antológica, assim como o beijo na roda gigante. A dúvida se eles fizeram amor no parque é assunto para depois do filme, em boa companhia. Se voce gostar do filme, não deixe de assistir a continuação 10 anos depois desse episódio, com os mesmos atores e personagens, só que em Paris em vez de Viena: ANTES DO POR DO SOL.

Dicas de Viena: existe uma máxima em turismo europeu que diz o seguinte: o que seria de Viena sem Beethoven ? Os fãs incondicionais do compositor alemão enfatizam: o que seria da música, sem Beethoven ? Isso, sem citar Strauss eternizado pelo Danúbio Azul em homenagem ao rio que corta a cidade e de Mozart, Haydn, Chopin, Schubert e outros gênios da música. Solte as notas e claves pela sua veia e visite o Kärtnetor-Theater (onde Beethoven apresentou pela primeira vez a 9ª Sinfonia e foi ovacionado por mais de 20 minutos ao término da obra) e agende uma apresentação no Vienna Residence Orchestra. Caminhar pela avenida Ring apreciando a arquitetura maravilhosa vienense, conhecer a rua Mariahilfe Strasse (onde ficam as principais lojas de comércio da cidade), comer no restaurante Rosenberger e largar o corpo em um dos simpáticos cafés das ruas Graben ou Kohlmarkt. Não deixe de comprar uma bandinha de música para a minha coleção...
Dica de Cruzeiro: o rio Danúbio, além de inspiração para o um-tá-tá, um-tá-tá do Strauss, possui cruzeiros maravilhosos saindo de Budapeste (capital da Hungria) em direção à Nuremberg (Alemanha) ou de Linz, na própria Austria, passando por Viena e indo/voltando da Hungria. Não é um navio grande, estilo cruzeiro marítimo, mas tem um charme especial. Não perca a oportunidade e estique uns dias, antes ou depois do cruzeiro, por Salzbug (terra do Mozart) ou Praga, capital da República Tcheca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário