domingo, 2 de agosto de 2009

Na Mira do Chefe

In Bruges - 2008

Filme do estilo AODO (ame-o ou deixe-o). Já ouvi comentários maravilhosos e outros nem tantos sobre a história de dois assassinos que são enviados para Bruges (nome da cidade no título original), fascinante cidade da Bélgica, à espera de um telefonema do chefe (feito por Ralph Fiennes, que aparece no 1/3 final do filme) para o próximo assassinato a ser feito. Os matadores interpretados por Collin Farrell (Alexandre, O Grande do diretor Oliver Stone) e Brendan Gleeson mostram as diversas faces do ser humano a todo instante: esperar, fazer, viver, morrer, ver, dormir... O diretor é que por diversas vezes não sabe se posicionar objetivamente o filme como comédia, humor negro, drama ou coquetel de tiros e sangue. Pelo menos Bruges não foi desperdiçada e é fácil passear com o personagem Ken (Brendan) pelos pontos turísticos dessa belíssima cidade belga.



Dica de Bruges: um casal amigo ia passar o dia na cidade, chegando de trem de manhã e saindo no final da tarde em direção a Bruxelas. Ficaram 3 dias inteiros e com a promessa de voltar. Caminhar sem pressa pelas praças e ruelas de Bruges é entrar em uma máquina do tempo e voltar no passado. Hoje é o destino de turismo mais procurado no país pela aparência de contos de fadas em cada esquina. Não deixe de subir os 366 degraus do campanário da praça central Markt, símbolo da cidade desde o século 13, e contemplar a vista. Cuidado com os sinos que tocam a cada 15 minutos. Além das charmosas acomodações, os óimos restaurantes servem de tudo com destaque para os frutos-do-mar e cozinha francesa. Independente do que comer, não esqueça da sobremesa: praline. E para caminhar saboreando esta adorável cidade medieval, tenha sempre um chocolate belga na mochila. Se der uma esticada até Bruxelas, visite um dos pontos turísticos envolvendo o famoso chocolate (Museu do Cacau e do Chocolate ou Planeta Chocolate, com degustações aos sábados e domingos até as 4 da tarde). Voltando a Bruges, o passeio de barco pela "Veneza do Norte" é memorável e nem preciso dizer que a(o) companheira(o) nessa viagem é imprescindível.

Dica de Viagem: sempre leve algo para beber e beliscar na viagem, seja de onibus, trem ou avião. A gente nunca sabe quanto tempo realmente dura um vôo, o que vai ser servido (que digam as 10 horas entre Dallas e Honolulu que é considerado vôo interno nos Estados Unidos e não servem refeição, apenas água e peanuts...) e o tempo de espera no aeroporto. Água é imprescendível a qualquer hora do passeio e sempre de garrafinha lacrada, ok ? Para comer vale bolacha, torrone, sanduiche natural, bolo, balas ou chocolate. Cuidado só com o chocolate no bolso, pois até o belga derrete...

2 comentários:

  1. Gostei muito do comentário e mais ainda das dicas. Sei por experiência que você não é principiante... abraços.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do blog, tema muito interessante. Continue postando! abraços ao cinéfilo viajante.

    ResponderExcluir