segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O Tempero da Vida

Politiki Kouzina - 2003

A versão em português do título do filme grego fica mais deliciosa que o título original enquanto vamos experimentando o enredo do astrofísico Fanis que deixa Atenas e retorna a Istambul para rever seu primeiro amor e seu avô, proprietário de uma mercearia turca e, na verdade, um grande filósofo culinário. Nos flashbacks observamos que o menino Fanis aprende receitas com o avô com uma pitada de ervas aqui, de pimenta ali, para que a vida fique mais apetitosa, mesmo que situações políticas sejam muitas vezes o molho indigesto que nos assola, ou o personagem principal, no que diz respeito a situação do Chipre, dividida entre gregos e turcos.

Dica de Istambul: é a única cidade do mundo fincada em 2 continentes, o europeu e o asiático. Só por isso, já merece a visita. O vento quente que vem do estreito de Bósforo é amenizado pelo aroma que vem do liquidifador de raças, seitas, línguas, carros e pernas aglomeradas pelas ruas turcas de comércio. Pisar no chão de Constantinopla é um premio que todo ser humano deve dar a si, assim como visitar a Grécia, Roma ou Egito. É voltar no tempo orando na mesquita de si mesmo, sendo sultão por um dia ou odalisca por toda a vida. Não deixem de experimentar o sorvete do MADO CAFÉ. A minha gurua bostoniana de turismo, Estrella Alves, afirma ser o melhor sorvete que ela já tomou em sua vida !!! Ela recomenda também conhecer as Ilhas dos Príncipes, um antídoto ao urbanismo da capital,. É um arquipélago de 9 ilhas que lembram muito a de Paquetá no RJ: idílica, sem carros, só bicicletas e charretes, muito figo, cereja, ameixas e frutas secas. Outra dica (dos primos Rubem e Stella): atenção aos restaurantes de comida otomana que serve além da comida típica, uma espécie de pão embolorado que é tradição turca. O melhor deles é o Konak. Não adianta pedir que eles não servem bebida alcoólica !!! Endereço do restaurante: Istiklal Cad. nº 259 no bairro de Beyoglu, o mais agitado na cidade pela rapaziada descolada. Farte-se de pistache, kibe, esfiha e principalmente de kebab, o churrasquinho grego igual ao que é servido perto das melhores rodoviárias do Brasil varonil. Conheça os bares e restaurantes do bairro de Cihangir, ao sul da praça Taksim. Pontos turísticos imperdíveis: passeio de barco pelo estreito, Mesquita Azul, Palácio de Topkapi (o grande pai turco que pôs os sultões para correr do país) e não deixe de pechinchar no Bazar ou Mercado de Istambul, com mais de 4000 lojas esperando pelos seus olhos e suas fotos. Rubem e Stella trouxeram vários chás aromáticos do mercado e como não possuem conservantes, dois meses depois estavam estragados, portanto, não traga muito, a não ser que vá presentear os amigos. Ah, não deixe de tomar um banho turco. O Zeca Camargo, quando foi, disse que adorou !!!

Dica de Viagem: leve sempre alguns remédios de primeiros socorros na bolsa ou mochila para dor de cabeça ou sal de fruta para as experiências gastronômicas. Eu sou um daqueles que sempre experimento comidas típicas e já passei noites como um verdadeiro rei: sentado no trono do quarto do hotel. Mas que experimentei, experimentei...

Nenhum comentário:

Postar um comentário